O conceito
*** MORADIAS VENDIDAS ***
Situadas na localidade de São Pedro de Arcos, entre Ponte de Lima e Viana do Castelo
Pensadas para criar uma simbiose entre a calmia da aldeia campestre e a curta deslocação para os meios urbanos adjacentes e a proximidade das principais vias, sendo que, distam 5 minutos do nó de Estorãos da A27 (Ponte de Lima – Viana do Castelo) e 10 minutos do nó da Ribeira da A3 (Porto – Caminha).
A proximidade à envolvente natural, com traços dispares entre o campo e serra, fomenta a descoberta e a atividade familiar, deixando a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos, a Ecovia do Rio Lima ou a ecológica Quinta de Pentieiros a apenas a 5 minutos de distância.
Propõe-se um intercâmbio familiar e comunitário com a valorizada aldeia de Fontão, cujo centro dista 2 minutos, ou à idílica e histórica aldeia de Estorãos, situada a 5 minutos, sobejamente conhecida pela sua praia fluvial enquadrada pela ponte românica e pela Serra da Senhora do Minho ao fundo.
Em relação aos centros urbanos mais próximos, as “Casas dos Arcos” encontram-se a 13 minutos da histórica vila de Ponte de Lima, a mais antiga de Portugal, e a 18 minutos da tradicional cidade de Viana do Castelo. Contudo, também a breve distância temporal de outros centros urbanos, graças à excelente qualidade de estruturas viárias e ferroviária.
O ambiente interior
Sendo habitações enquadradas numa envolvente campestre, imperam nos seus interiores, um ambiente natural expresso pelo tom do carvalho e dos elementos de alusão tradicional como a pedra e os marmoreados, que envolvidos pelo suave tom das paredes e pela iluminação estruturada, proporcionam um ambiente calmo e descontraído intimamente relacionado, nos vários momentos da habitação, com o verde exterior, composto pela relva e no futuro pela pequena horta, árvores de fruto e pela felicidade da apropriação familiar.
A planta das moradias foi estruturada com vista à máxima funcionalidade habitacional e qualidade solar, suprimindo o excesso de áreas de transição, e pontuando o seu interior com pequenos pátios exteriores funcionais, que surgem na zona privada, pertencente ao uso da suite, e na zona técnica adjacente à lavandaria, com a função de secagem de roupas, mas invisível do exterior da habitação.
As áreas úteis conferem uma dimensão agradável que permite, com facilidade e baixo custo, o seu equilíbrio térmico.
O open space social composto por sala, cozinha, escritório e hall dispõe de 56 m2, o lavabo social: 1.80 m2, os quartos: 14.10 m2, o hall de distribuição privada: 7.80 m2, wc de serviço privado: 3.90 m2, e a suite composta por quarto, closet e wc privado: 25.10 m2. Na zona técnica, a garagem dispõe de 21 m2 onde reserva espaço para equipamentos, arrumos ou lenha, e na transição deste espaço para a cozinha situa-se a lavandaria com 3.20 m2. Ao nível dos terraços exteriores, a moradia oferece 26 m2 e uma piscina com cerca de 25 m2. A não esquecer o estacionamento exterior, reservado no arruamento, com cerca de 20 m2 e devidamente enquadrado com a arquitetura e o conjunto.